sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Espelhos Esféricos

Aluna: Christine Lobo

Existem dois tipos de espelho esférico: o côncavo e o convexo. Se a parte refletora for interna será um espelho côncavo, caso a superfície refletora seja a parte externa será um espelho convexo.
                                   
Espelhos Convexos
Os espelhos convexos são muito utilizados para “prolongar” a visão, sendo assim podemos ver ângulos refletidos por eles que não conseguiríamos ver utilizando espelhos planos, por exemplo. Assim, há um aumento do campo visual, mas as imagens são diminuídas. O espelho convexo somente reproduz um tipo de imagem: a virtual. O foco e o centro nesses espelhos não são fixos, permanecendo “dentro” do espelho. Em nenhuma hipótese a imagem é invertida no espelho convexo. Ela é sempre direita e é formada entre o foco e o vértice.
Imagem virtual: menor que o objeto (no caso do espelho convexo), ampliada e não invertida.
Geralmente esse tipo de espelho é encontrado em corredores de supermercado, farmácias, saídas de estacionamentos e retrovisores de veículos.
                        

Espelhos Côncavos
Espelho Côncavo é caracterizado como sendo um espelho esférico, e pode ser encontrado em qualquer superfície interna na forma de uma calota esférica, desde que essa superfície seja capaz de refletir os raios de luz que incidirem, o espelho côncavo está contido em uma “fatia” de esfera, essa fatia é chamada de calota esférica, e o reflexo está localizado na parte interna da calota.
Comumente os espelhos côncavos são utilizados em aplicações bem específicas e isso ocorre por que as imagens formadas variam de acordo com a posição do objeto. Podem ser encontrados em telescópios, projetores e também nos consultórios odontológicos, pois com ele é possível observar determinadas características dos dentes. Isso se justifica, pois diante dos espelhos côncavos, onde o objeto se situa bem próximo do espelho, para ser mais preciso, entre o vértice e o foco, a imagem resultado é virtual, direta e ampliada, o que resulta em uma melhor nitidez e visualização das características do objeto a ser observado.
                                         
Como vimos, a imagem no espelho côncavo é virtual e ampliada quando o objeto é reproduzido entre o foco e o vértice. Se o objeto localizar-se antes do foco, a imagem sempre será real e invertida.
Tipos de Reprodução
1) Objeto localizado além do centro de curvatura.
             
Natureza da imagem: Real, invertida e menor que o objeto.

2) Objeto localizado no centro de curvatura. 
              
Natureza da imagem: Real, invertida e de mesmo tamanho que o objeto.

3) Objeto localizado entre o centro e foco.
         
Natureza da imagem: Real, invertida e maior que o objeto.

4) Objeto localizado no foco.
Natureza da imagem: imprópria.

5) Objeto localizado entre o foco e o vértice
              
Natureza da imagem: virtual, direita (direta) e maior que o objeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário